sábado, 28 de abril de 2012

Nossos parabéns a TVU que comemora 40 anos no ar

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

As transmissões de televisão começaram a dar seus primeiros passos no Rio Grande do Norte há exatos 40 anos, e a emissora responsável pela proeza iniciou a programação para comemorar o feito nesta sexta-feira, durante café da manhã em um hotel da Via Costeira, onde aproveitou para apresentar a identidade visual que irá ilustrar a programação ao longo do ano.

José Zilmar, Dalton Melo, Marcone Mafezzolli e Júlio César Andrade

Adotando o slogan "Contando nossa história", a TV Universitária (canal 5/cabo 17) também apresentou em primeira mão o projeto "Tela Rural", produção realizada em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí que estreia hoje, às 8h30, e trará orientações voltadas para o campo, respondendo questões ligadas à agricultura e pecuária. A nova atração, transformada em Projeto de Extensão do curso de Comunicação Social da UFRN, será exibida semanalmente e a primeira temporada terá duração de dois anos. Atualmente a emissora mantém 14 programas locais e regionais em sua grade.
O evento matutino contou com a presença da reitora da Universidade Federal, Ângela Paiva Cruz; do diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Júlio César de Andrade; do superintendente de Comunicação da UFRN José Zilmar; e do diretor da TVU, Marcone Maffezzolli. Mas o grande homenageado foi Dalton Melo de Andrade, o primeiro a ocupar o cargo de diretor da única emissora pública de tevê do RN.

Nomeado em 1970, dois anos antes da TVU entrar no ar, pelo médico e então reitor Onofre Lopes (1907-1984), Dalton, durante seu breve discurso, lembrou dos tempos do projeto educacional Saci, que chegou a ser veiculado em mais de 500 escolas do Estado. "Ainda não tínhamos satélites, então criamos um sistema em parceria com o INPE que imitava esse tipo de transmissão", disse o professor aposentado, munido do documento de nomeação assinado por Onofre Lopes e uma foto da época. "Fico feliz em ver que retomaram o programa Memória Viva, pra mim o de maior interesse cultural e histórico por trazer entrevistas com personalidades que fizeram e fazem parte da nossa história", completou, antes de reclamar por ser pouco lembrado e quase nunca convidado para eventos comemorativos da TVU, que reinou absoluta por 15 anos como única emissora de televisão do Estado, e o superintendente de Comunicação da UFRN, José Zilmar, reforçou que a "preocupação não é com a audiência quantitativa": "Nossa intenção é atingir um público qualitativo e oferecer programas de qualidade que ressalte a cultura e a sociedade potiguar."

Sem comentários:

Enviar um comentário