quarta-feira, 30 de abril de 2014

Semana Alzira Soriano >> Momento de reflexões sobre o papel da mulher em épocas distintas

Professor Canindé Rocha (autor do projeto Semana Alzira Soriano) inicia suas considerações sobre a importância deste evento que teve como oradora Nevolândia Laureano Alves.

Aconteceu ontem, 29/04/2014, no Centro Pastoral, uma explanação visando refletir o tempo histórico e o legado de Alzira Soriano em ter sido eleita a primeira prefeita da América Latina. Entre a visão poética e a crítica há um consenso: foi um grande feito para a época.

A historiadora Karina Souza (UERN/Assú) apresentou sua pesquisa que teve ênfase nas relações de poder e a representatividade de Alzira como objetos de estudo de sua monografia. Trouxe um pouco da memória dos acontecimentos políticos da época em âmbito local e nacional com ênfase no poder dos coronéis, apresentou um perfil da mulher Alzira Soriano, e comentou algumas das críticas que ouviu sobre seu objeto de estudo.

A professora Jovelina Santos (UERN/Assú) deu uma verdadeira aula sobre a situação feminina no Brasil e no mundo; falou das conquistas femininas no mercado de trabalho e o fardo da jornada dupla de também ser "empregada" dentro de casa; e sobretudo expôs a tardia emancipação do corpo feminino como algo que ainda está em processo de construção e que encontra barreiras na cultura machista. Jovelina também falou sobre o feito de Alzira e contrapôs alguns de seus feitos, por exemplo: "Alzira não abdicou do cargo de prefeita em ato heroico por discordar de Getúlio Vargas na Revolução de 30, mas por inteligência de renunciar para não ser deposta." Também trouxe a grande figura do governador Juvenal Lamartine, aliado de Alzira; Também sugeriu fazer algo maior com mostra de jornais da época, entre muitas outras coisas que se eu escrever aqui quase ninguém lerá porque o texto ficará grande.

Ainda teve uma homenagem à algumas mulheres representando diversos segmentos de nossa cidade: político, religioso, medicinal e social. Também esteve presente o Grupo de Escoteiros Alzira Soriano da cidade de Lajes.
Secretária de Educação Irene Martins discursa para a plateia  
Publico presente ao evento
  Historiadora Karina Souza
Professora, chefe do Departamento de História da UERN de Assú: Jovelina Santos
Homenageadas: Ana Karina, dona Creusa Santos, dona Luíza Natividade, Netinha Cortês, dona Chiquinha curandeira e Nizângela Laureano.



Catadora de material reciclável da ACREVI -  Mossoró e a profª Gorete Santos
                      
Texto Cícero Lajes e imagens de Leandro Souza

Sem comentários:

Enviar um comentário