Como
todos a essa altura já devem saber, o brasileiro Daniel Alves do
Barcelona foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Villareal,
que jogou uma banana em sua direção durante uma partida do campeonato
espanhol.
A partir de então, diversas celebridades apareceram pra mostrar sua indignação, posando com fotos comendo banana e usando a tag #SomosTodosMacacos - uma ideia que partiu da agência de publicidade de Neymar.
É muito bacana ver nossas celebridades mobilizadas na luta contra o
racismo, não é mesmo? Nada como uma agência de publicidade para suavizar
e escamotear a dura realidade dos fatos. Com o bom humor característico
dos publicitários, todos viramos macacos, e a atitude do espanhol já
nem parece mais tão grave assim. O objetivo não é combater o preconceito
frontalmente, mas tratá-lo lateralmente, com um beijinho no ombro, como
se racismo fosse apenas uma inveja das inimigas.
Luciano Huck Brasileiro, por exemplo, foi um dos primeiros a fortalecer essa corrente do bem. Mais que isso, o apresentador aliou essa boa ação com uma excelente ação de marketing. Em menos de 24 horas após o ocorrido, uma loja do apresentador, a"Use Huck", lançou essa camiseta do bem:
Uma grande sacada! Por apenas R$69,00 você poderá vestir essa
camiseta descolada e, de quebra, desfilar aquela consciência social pra
causar aquele impacto na sua galera.
O brasileiro realmente é muito solidário. Quando vemos nossas
estrelas sofrendo racismo nos campos europeus, uma indignação patriótica
parece tomar conta de nós. É natural. Mas não costumamos ser tão
combativos com o racismo nosso de cada dia.
Quando atiraram bananas no carro de um desconhecido árbitro de futebol e o chamaram de "imundo", "macaco" e "escória", não houve essa onda de indignação e as pessoas de bem não se apresentaram.
Quando Danilo Gentili ofereceu bananas para Thiago Ribeiro, não houve comoção, revolta ou hashtags bem intencionadas. Nenhuma celebridade sequer repreendeu o colega.
O curioso é que três dias antes do incidente com Daniel Alves e a febre do #SomosTodosMacacos, o juiz Marcelo Matias Pereira absolveu Danilo Gentili por ter oferecido bananas para um internauta negro. Numa sentença tão sensível quanto Ali Kamel, o juiz afirmou:
"a abordagem [de Gentili] com seus seguidores, ainda que agressiva, tinha a intenção de fazer rir. (...) "
Assim como o nobre jurista, várias das nossas celebridades também
entendem que, no humor, diferentemente do futebol, vale oferecer banana a
um negro se a intenção for fazer a plateia gargalhar. Claro, é tudo uma
grande brincadeira.
Esse é o famoso jeitinho brasileiro aplicado ao racismo. Recriminamos
o espanhol racista contra o compatriota que joga na seleção, mas
absolvemos o humorista da casa, que faz a plateia rir se apoiando no
deboche preconceituoso contra um desconhecido. O país do #NãoSomosRacistas adorou a tag #SomosTodosMacacos, mas, quase na mesma semana, comemorou a absolvição de quem oferece bananas pra negros com #ChupaLaSombra.
Beijinho no ombro pra coerência!
PS: Após o bafafá nas redes sociais, a empresa Use Huck anunciou
que 100% dos lucros serão revertidos para o projeto social de Neymar.
Será mais uma ideia da agência de publicidade do craque?
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