sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Alerta >> Mais quatro cidades do Seridó enfrentam um desabastecimento provocado pela seca

Mais quatro cidades do Seridó potiguar enfrentam um desabastecimento provocado pela seca. As cidades de Caicó, São Fernando, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, abastecidas pelo rio Piranhas, estão sem o fornecimento regular de água, devido à baixa vazão no manancial.

O rio Piranhas está com o seu nível abaixo do necessário para fornecer água. Ele é abastecido pelo sistema Curema-Mãe D’água, localizado na Paraíba, que é administrado pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sendo a gestão da água realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Em virtude do longo período de estiagem e da necessidade de controle do volume de água no reservatório, para garantir o abastecimento humano, a ANA vem sistematicamente diminuindo a abertura das comportas do açude Curema.

Porém, a vazão liberada desde o início da semana não está sendo suficiente para atender o RN. Mesmo já tendo sido realizadas sucessivas reuniões para gestão da água, sendo a Caern representada pelos engenheiros Geny Formiga e Welligton Queiroga, o nível de vazão solicitado e ideal para abastecimento não tem sido cumprido. 

Assim, a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) se viu obrigada, pela vazão insuficiente no rio, a suspender as captações para a cidade de Jardim de Piranhas e para a adutora Manoel Torres, que atende às cidades de Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

A Caern solicitou à ANA, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o aumento da vazão. Assim a Agência autorizou nesta quinta-feira (06) ao DNOCS realizar nova operação nas comportas de Curema-Mãe D’água, como tentativa de liberar água suficiente para atender o abastecimento humano, sendo este o uso prioritário.

Quando a vazão do rio permitir a captação, o abastecimento será normalizado. Por isso, a recomendação é de utilizar a água de forma racional, uma vez que a medida é preventiva, observando a possibilidade de não haver chuva nos próximos meses.

Como forma de melhorar as condições de captação, seguindo uma recomendação da ANA, a Caern está colocando um barramento provisório no Rio Piranhas, junto da captação da cidade de Jardim de Piranhas, permitindo assim uma melhor reserva da água. Este serviço será realizado neste momento em que o rio se encontra baixo e deve ser finalizado em aproximadamente oito dias.
 
CIDADES
As cidades de São Fernando e Timbaúba dos Batistas estão com o abastecimento parado desde a terça-feira (04). No início da tarde da quarta-feira (05), foi o sistema de abastecimento de Jardim de Piranhas que deixou de operar. A cidade de Caicó está passando por uma redução no abastecimento, já que conta apenas com a contribuição do Açude Itans para o abastecimento.
 
Da assessoria de imprensa da CAERN

Sem comentários:

Enviar um comentário