terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Atenção estudantes >> Correios do RN abre inscrições para Concurso Internacional de Redação

Inscrições começaram nesta segunda-feira (3) e vão até o dia 17 de março.  Podem participar estudantes com até 15 anos de idade.

Começam nesta segunda-feira (3) e seguem até o dia 17 de março as inscrições para o 43° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O objetivo, segundo a assessoria de comunicação da empresa no Rio Grande do Norte, é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, além de contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Clique AQUI para acessar o regulamento completo que está disponível no site dos Correios, e clique AQUI para ter acesso ao formulário de inscrição, que também está disponível no site da empresa.

O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU) — entidade que congrega os operadores postais de 192 países. O tema para este ano é "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida". Podem participar, por meio das escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino.

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

O concurso se dá em duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado ganha um tablet; o segundo e terceiro uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 40' polegadas mais um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal. As escolas também recebem os prêmios.

Em 2013, o concurso teve a participação de mais de três mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A vencedora na etapa estadual foi a estudante Caroline Laís Bezerra, 13 anos, aluna do 9° ano do Ensino Fundamental do Salesiano São José, em Natal. A segunda e a terceira colocações foram conquistadas por Jéssica Jordana Oliveira de Morais, 15 anos, do IFRN de Currais Novos, e Ana Lívia Dantas da Silva, 12 anos, da Escola Estadual João Henrique Dantas, de Carnaúba dos Dantas. Maírla Marina Ferreira Dias, de Pernambuco, foi a vencedora nacional.

Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco.

Fase estadual (42° Concurso Internacional de Redação de Cartas)
 
Premiação – Aluno
1° colocado: um tablet
2º e 3º colocados: uma máquina fotográfica digital

Premiação – Escola
1º colocado: um computador
2º e 3º colocados: uma impressora multifuncional

Sem comentários:

Enviar um comentário