sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Situação de risco >> Mais de 40 cidades do RN estão com alto risco de epidemia de dengue

É preciso que estejamos todos (população, Secretaria Mul. de Saúde, Agentes de Endemias), pois nossa cidade aparece no mapa classificada como de alto risco.
As mortes causadas pela dengue sofreram um aumento de 30% em relação ao ano de 2012

Dados divulgados nesta segunda-feira (3) pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do NOrte apontam que pelo menos 43 municípios do estado estão com risco muito alto para uma epidemia de dengue este ano. Entre as cidades em situação mais crítica estão Natal, Parnamirim e Macaíba, todas na Região Metropolitana.

As informações compõem o Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência de epidemia, que foi elaborado de acordo com os seguintes critérios: incidência da doença nos últimos dez anos; índice de infestação predial (porcentagem de imóveis que possuem focos positivos de dengue); índice de pendências (porcentagem de imóveis onde não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e densidade demográfica.

O mapa deve auxiliar nos trabalhos para a delimitação das áreas que necessitam de fortalecimento das ações de combate ao vetor, desde a intensificação da eliminação de criadouros até o controle de formas aladas, permitindo a focalização e racionalização dos recursos.

De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue, até o dia 28 de dezembro de 2013, foram notificados 24.559 casos suspeitos de dengue, sendo 9.809 confirmados. Os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram: Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323). 

Já a taxa de óbito alcançou 50 casos suspeitos, sendo 26 óbitos por dengue confirmados no ano de 2013. Esse número significa um aumento de 30% em relação ao ano de 2012.

Imagem: divulgação Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte

1 comentário: