sábado, 8 de fevereiro de 2014

Emater agiliza projetos para a assistência e extensão rural

A liberação de recursos financeiros para a execução de programas e projetos para a agilização da assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Norte. Este é um dos objetivos da viagem do diretor técnico da Emater-RN, Aristides Bezerra, a Brasília. 

Segundo o diretor técnico da Emater-RN, o repasse financeiro será aplicado em ações direcionadas à agricultura familiar em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, através de ações que começam com a capacitação dos extensionistas rurais da instituição e dos pequenos produtores.

Aristides Bezerra disse que essas ações têm como finalidade habilitar os agricultores familiares para uma melhor qualidade de vida obtida com a ocupação e renda. Entre outras atividades, ele destaca a realização de oficinas temáticas, dias de campo, circuito de tecnologias, seminários, cidadania no campo. Também constam nos projetos a aquisição de veículos e equipamentos.

CONAB aguarda carregamento de milho
Enquanto a direção da Emater/RN trabalha a liberação de recursos para agilizar projetos no campo, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), responsável pelo Programa Vendas em Balcão que promove a venda de milho a preço subsidiado pelo Governo Federal, aguarda a liberação de novo carregamento de milho. A Superintendência Regional do Rio Grande do Norte (Sureg/RN) espera que a chegada de 10 mil toneladas de milho que serão comercializadas nas unidades armazenadoras de oito municípios chegue agora em fevereiro.

O montante será assim distribuído: Assú (1.156 mil t), Caicó (1.156,2 mil toneladas), Currais Novos (1.124 mil t), Mossoró (1.569,7 mil t), João Câmara (896 t), Umarizal (1.037,6 t), e nas duas unidades de Natal, que juntas somam 2.300 mil toneladas de milho, e no polo de Lajes (804 t).

produto é dividido em duas remessas. A primeira – com 1,84 mil toneladas – já começou a chegar no RN. A segunda remessa, de 8,2 mil t, cujo frete foi contratado em leilão no dia 28/01, tem previsão para chegar a partir do dia 17. Neste ano, a Conab vendeu 2,3 mil toneladas do grão no RN, beneficiando 2,3 mil criadores. O milho é oriundo do Mato Grosso.

Por Assecom/Emater

Sem comentários:

Enviar um comentário