domingo, 26 de janeiro de 2014

Fiscalização >> Procon e Delegacia do Consumidor autuam cinco bares em Natal

Polícia e Procon fiscalizaram bares de Natal (Foto: Kleber Fernandes/Arquivo pessoal)
Polícia e Procon fiscalizaram bares de Natal
(Foto: Kleber Fernandes/Arquivo pessoal)

Em um bar, foram encontradas latas de energéticos vencidos.

Do G1 RN

Cinco bares de Natal foram autuados pelo Procon municipal e pela Delegacia do Consumidor (Decon) na madrugada deste sábado (25). Segundo nota emitida pelo Procon, foi realizada uma ação de fiscalização batizada 'operação Balada'. A ação tinha por objetivo verificar o cumprimento da legislação de defesa do consumidor nos bares e boates da cidade.

Entre as irregularidades estavam a cobrança de couvert artístico sem o prévio conhecimento do consumidor, ausência da informação acerca do pagamento facultativo da taxa de serviço (10%), ausência de alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros e de cardápios em três idiomas.

Em um dos estabelecimentos fiscalizados, segundo o Procon, foram encontradas latas de energéticos com data de validade vencida. Os produtos foram destruídos pelos fiscais e o estabelecimento autuado por vender produtos impróprios para o consumo.

Para o diretor geral do Procon, Kleber Fernandes, a ação era necessária devido aos abusos cometidos pelos estabelecimentos que por funcionarem durante a noite não vinham sendo fiscalizados. "Muitos consumidores são lesados nesses estabelecimentos e devido ao horário de funcionamento dos bares e boates não tem muito a quem recorrer."

Kleber Fernandes afirma ainda, que em muitos casos há inclusive constrangimento causado ao consumidor. "Chegamos a autuar um estabelecimento que, apesar de estampar no caixa e na entrada que aceita todos os cartões de créditos, exige que o cliente consiga outra forma de pagamento caso o sistema das operadoras de cartão esteja fora do ar."

O diretor do Procon ressalta que muitos consumidores só saem de casa com o cartão de crédito e se o estabelecimento diz que aceita essa forma de pagamento, tem de garantir ao consumidor uma forma alternativa de pagamento sem constrangimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário