quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VOLTA ÀS AULAS >> Ensine seu filho a cuidar dos objetos que o ajudam no dia a dia escolar

Mostrar o valor do material é importante para que a criança desenvolva uma responsabilidade em relação ao que usa


Material escolarNa volta às aulas, a correria de pais e filhos envolve, entre outras coisas, reorganizar mochila, lancheira e cadernos. É hora de reforçar para o seu filho a importância de cuidar do material durante o ano. "Antes do início do ano letivo, uma atividade gostosa, que une pais e filhos e mostra a importância de cuidar bem do material, é etiquetar todos os objetos em família", sugere a coordenadora pedagógica Marli Veríssimo.

Outra providência fundamental neste começo de ano é organizar o cantinho de estudo da criança em casa, que também deve ter os materiais necessários para que ela faça a lição de casa e pesquisas em paz. "É imprescindível que a criança tenha um espaço próprio para estudar. Ali, ela deve se sentir confortável e motivada", defende a pedagoga Liliana Francischini, que dá aulas na Educação Infantil de um colégio particular da capital paulista.

No cuidado com os materiais, a palavra de ordem é responsabilidade, como ressalta Marcela Castro, coordenadora da Educação Infantil da Escola Rá-Tim-Bum, também de São Paulo: "Mostrar o valor do material é importante para que a criança desenvolva uma responsabilidade em relação ao que usa em casa e na escola".

Com a ajuda dessas profissionais, selecionamos dicas para que você incentive seu filho a cuidar bem de seus objetos e de como você pode ajudá-lo nisso.  Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Material básico
2. Material para casa
3. O que levar para a aula
4. Resgatar o que já foi usado  
 
Educar 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário