sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Rosalba demonstra pequenez política ao vetar projeto de Combate à Desertificação no RN

Por Fernando Mineiro: Deputado Estadual PT/RN
 
Mais uma vez, a governadora Rosalba Ciarlini demonstra pequenez política e falta de interesse na defesa do meio ambiente no Rio Grande do Norte. Na última terça-feira, 7, a gestora vetou o projeto de lei apresentado pelo deputado Fernando Mineiro que cria a Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação no RN.
 
O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa no fim do ano passado. A sanção do Executivo era o último passo para que o projeto virasse lei. Segundo Mineiro, a Política de Combate à Desertificação preenche uma lacuna no RN e dota o Estado de um instrumento de enfrentamento a um sério problema.
 
 
"Entre outras ações, a lei facilitaria a relação do Governo com órganismos nacional e internacionais de financiamento de políticas relacionadas às mudanças climáticas", explica o parlamentar.
 
Ele ainda afirma que vai lutar pela derrubada do veto, como o fez em relação ao PL que criava o Sistema Estadual de Bandas. "Mais uma vez, o Governo veta uma iniciativa que é positiva para o Estado. Rosalba não faz e, quando alguém faz, ela veta", enfatiza.
 
Vale lembrar que o Brasil é um dos países que sofrem com a desertificação em seu território. O fenômeno é causado pelo desmatamento desenfreado e pelas práticas erradas de uso do solo. A maior parte das ASDs - Áreas Suscetíveis à Desertificação encontra-se no Nordeste, incluindo o nosso Estado.
 
Segundo informações do Programa de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, se essa situação continuar, as regiões semi-áridas do Brasil podem se transformar em áridas ou semi-desertos num prazo de 60 anos. Mineiro é um dos poucos parlamentares que trabalham com a temática no Brasil, já tendo, inclusive, participação de reunião nas Nações Unidas sobre o tema. Veja aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário