quinta-feira, 5 de junho de 2014

Meio Ambiente X Polulição >> Estudo aponta que o rio Apodi-Mossoró está contaminado em quase sua totalidade

Efluentes domésticos e industriais são constantemente despejados gerando efeitos  negativos ao meio ambienteEfluentes domésticos e industriais são constantemente despejados gerando efeitos negativos ao meio ambienteCelebrado hoje, o Dia Mundial do Meio Ambiente serve como um alerta para discutir com maior intensidade a conscientização e preservação dos recursos naturais em todo o planeta. No segundo maior município do Rio Grande do Norte, o rio Apodi-Mossoró continua sendo o principal problema ambiental.
 
"Eu diria que o problema mais visível em nossa cidade. O rio é um patrimônio natural do Estado, pois corta 52 municípios do RN. Por ser Mossoró a cidade com o maior número de habitantes, aqui os impactos são maiores. Ainda temos um grande trabalho a ser feito, que é conscientizar a população", destaca Mairton França, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.
 
Em seus 210 quilômetros de extensão, são inúmeros os desafios a serem superados para que o rio deixe de ser degradado, entre eles os despejos de efluentes domésticos e industriais. Estudo recente do Comitê da Bacia Hidrográfica mostra que o rio está hoje contaminado em quase sua totalidade, possuindo apenas águas próprias em sua nascente, no município de Luís Gomes.
 
"Não há situação que seja irreversível. Tem, sim, como despoluirmos o rio. Em parcerias com as universidades presentes na cidade e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), estamos elaborando estudos com esse objetivo. Agora é muito difícil definirmos prazos. Um cálculo que fizemos estima em R$ 25 milhões os projetos necessários para a construção de parques ecológicos, a consequente revitalização do rio, entre outras ações", revela Mairton França.
 
Uma das alternativas levantadas para impulsionar o processo de revitalização do rio é o aprofundamento do seu leito principal, o que reteria o fluxo de sedimentos, impedindo que o material alcance outros pontos do rio. "Mas é preciso que a população também se conscientize, entenda a importância de se preservar nossos recursos naturais. Mossoró tem riquezas ambientais, um patrimônio em potencial. Estamos trabalhando para devolver o rio à cidade, e para isso precisamos da ajuda de todos", alerta o secretário municipal de Meio Ambiente.

Sala Verde será inaugurada hoje na Escola de Artes
Será inaugurada hoje, às 8h, a Sala Verde Meio Ambiente por Inteiro, que funcionará na Escola de Artes, com o objetivo de viabilizar a participação das escolas do município em debates ambientais.
 
O projeto, desenvolvido em nível nacional pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), proporciona aos estudantes métodos pedagógicos como educomunicação, artes em suas diversas expressões, jogos educativos, exposição, produção e reflexão de vídeos.
 
"Desde 2007 que o projeto já havia sido aprovado pelo Ministério, mas só agora conseguimos implantá-lo, em parceria com a Secretaria de Cultura, que cedeu um espaço adequado na Escola de Artes", explica Mairton França.

Sem comentários:

Enviar um comentário