domingo, 1 de junho de 2014

Modernização >> Uern realiza processo de revisão e atualização da bibliografia básica de cursos

Biblioteca fará atualização da bibliografia básica dos cursosBiblioteca fará atualização da bibliografia básica dos cursosPreocupada com o acesso dos alunos de graduação à bibliografia básica dos cursos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está realizando o processo de revisão e atualização de todo o acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB). A medida objetiva disponibilizar aos universitários toda a bibliografia básica, de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada curso de graduação.

Para isso, segundo o diretor da Biblioteca Central, Erison Natécio, foi catalogada toda a bibliografia básica indicada nas ementas das disciplinas de todos os cursos oferecidos pela instituição, confrontando a demanda com os títulos existentes no acervo.

"Percebemos que era necessário focar o processo de aquisição nos projetos pedagógicos dos cursos, inclusive para atender às exigências do Conselho Estadual de Educação quando do reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos mesmos. A partir disso, nossa meta é, até 2018, adquirir 5.801 títulos", informa.

Identificada as demandas, a Universidade inicia o processo de aquisição dos livros, priorizando as bibliografias dos cursos em processo de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento.

"O processo de aquisição de livros ocorre anualmente na Universidade. No entanto, neste ano, iremos priorizar os títulos observando as ementas das disciplinas", explica a pró-reitora de Ensino e Graduação, Inessa Linhares. O diretor da Biblioteca destaca ainda que a Uern já encerrou a licitação e o contrato garante uma economia de 34% no preço de todos os títulos cotados.

Para a pró-reitora, a mudança na forma de aquisição de livros otimizará a base de estudos para alunos de graduação. "A proposta é que em pouco tempo o acervo das bibliotecas da Universidade contemple todos os títulos previstos no PPP de todos os cursos", destaca Inessa.

A bibliotecária Jocelânea Marinho ressalta a importância de atualizar a bibliografia básica do curso. "Além de oferecer subsídios para pesquisa, a bibliografia auxilia na formação do graduando", diz. Ela destaca que a atualização no acervo possibilitará que a biblioteca passe a ser uma referência de estudos, não apenas para alunos de graduação, como também para a comunidade externa.

"O professor passa o material e o aluno vai à biblioteca e encontra esse material disponível. Isso faz com que o espaço seja referência e as pessoas passem a frequentar mais", ilustra Jocelânea, enfatizando que o espaço da biblioteca é aberto para universitários e comunidade em geral, em especial pessoas que estudam para concurso.

A direção da Biblioteca Central informa que o acervo será atualizado gradativamente, de forma que até 2018 o SIB possa contemplar toda a bibliografia básica de todos os cursos da instituição. "A Universidade possui 68.121 livros, e 27.893 títulos. No entanto, há necessidades de reforço na bibliografia básica", diz Erison Natécio.

Ele explica que além dos recursos do Governo do Estado, a Uern busca outras fontes de financiamento para atualizar o acervo oferecido aos alunos de graduação, pós-graduação e também à comunidade externa. "Mesmo diante das dificuldades, a Universidade está conseguindo equipar as bibliotecas e melhorar os serviços oferecidos pela Unidade", finaliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário