quarta-feira, 4 de junho de 2014

Copa traz crescimento de vendas e empregos em Natal >> Comércio de Natal aumenta vendas com a realização da Copa do Mundo

 Os investimentos que estão sendo feitos em Natal como uma das sedes da Copa do Mundo estão gerando também ganhos com turismo e aumento da capacitação profissional.

Taxistas e outros profissionais que vão atuar na cidade estão aproveitando cursos de línguas oferecidos para falar inglês com os turistas e visitantes.

O comércio registrou crescimento em vendas no varejo desde o início da estruturação da cidade para o Mundial. Pelos dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMERCIO-RN), em 2013 houve alta de 8,8%, número acima da média nacional. A expectativa é que o aumento seja ainda maior neste ano. “Teremos mais dinheiro circulando na economia”, comenta Luciano Kleiber, assessor de Comunicação e Marketing da Fecomercio-RN.

Os ganhos com turismo também já são verificados. Um estudo recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que serão abertas, em todo o país, quase 48 mil novas vagas de emprego no setor turístico entre abril e junho, em virtude da Copa. No Rio Grande do Norte, deverão ser aproximadamente 1.400 novas vagas.

“Isso representa cerca de 1,5% dos empregos formais gerados pelo setor de serviços na capital. Além disso, somente em salários, mensalmente estes novos empregos irão injetar algo em torno de R$ 1,2 milhão na economia natalense”, afirma o assessor de imprensa da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR-RN), Sérgio Vilar.

Luciano Kleiber, da Fecomercio-RN, acredita que outro ponto positivo do Mundial na capital potiguar será em relação aos ganhos de imagem para Natal. “Teremos uma grande exposição de nossa cidade para o mundo. Levando-se em conta que o sorteio da tabela foi relativamente generoso conosco, será uma vitrina de muito respeito”, comenta. Durante a Copa, o Ministério do Turismo estima que 172 mil pessoas visitem a capital potiguar.
Profissionais estão recebendo capacitação
Desde que a capital potiguar foi selecionada como sede do Mundial, a capacitação de trabalhadores do comércio também aumentou. “Houve um grande avanço na questão da preparação dos colaboradores. Hoje, muitos estabelecimentos têm pelo menos um vendedor ou gerente que fale um segundo idioma. Em 2013, o Sistema Fecomércio, através do Senac, disponibilizou mais de 45 mil vagas em cursos técnicos e de capacitação profissional. Isso representa um crescimento de cerca de 10 mil vagas, considerando o resultado de 2012”, conta Luciano Kleiber.
Além do Senac, as prefeituras de Natal e São Gonçalo do Amarante, que iniciou no dia 31 de maio as operações do Aeroporto Aluízio Alves, também promoveram cursos gratuitos de capacitação para língua estrangeira.
Um deles foi o "Fala Mais", em São Gonçalo do Amarante. Na oportunidade, os taxistas que trabalham no novo aeroporto precisaram se capacitar com o curso de inglês ou espanhol. E um desses beneficiados foi Raimundo Damasceno. “Tem dois meses que estou fazendo o curso. Já tenho uma certa experiência por ter trabalhado em hotéis por 15 anos, mas com o curso dá pra desenrolar bem o inglês”, conta.

http://www.defato.com/noticias/35917/copa-traz-crescimento-de-vendas-e-empregos-em-natal

Sem comentários:

Enviar um comentário