domingo, 1 de junho de 2014

Jornalismo e Política >> A Tribuna do Norte e o mundo fantástico de Henrique Alves

Fonte: site Carta Potiguar 


Henrique Alves
A discussão sobre imparcialidade é ingênua. Todo mundo parte de determinados pressupostos, daquilo que é chamado, de um modo um tanto quanto solene, de visão de mundo. O desafio não está em fazer um conhecimento que paire no ar, mas em elaborar algo objetivo com pontos de partida e chegada claros. E com lastro na realidade. Sem enganar o leitor.

Nos últimos meses, sobretudo depois que Henrique Alves (PMDB) resolveu ser candidato ao governo do RN, o jornal Tribuna do Norte começou, me permita a franqueza, a inventar um mundo fantástico cheio de estórias.

Nessa dimensão fantasiosa, o Rio Grande do Norte foi inundado por centenas de obras e recursos, caminhando rapidamente para se tornar uma Dubai. E tudo acontece por causa exclusiva de um único grande culpado – Henrique Alves.

É algo simplesmente impressionante. Henrique, dono do referido jornal, todos os dias emplaca algo novo – barragens, aeroportos, duplicação de rodovias, leitos, hospitais e até patrocínio para times de futebol. Fotos do dito cujo em reunião com ilustres desconhecidos ajudam a forjar o imaginário.

Toda a administração pública federal está aos seus pés. Não existe burocracia, trâmites, protocolos. Os demais deputados, senadores e outros representantes fazem o que? Nada. Só há o super pemedebista. Fica a percepção de que basta uma ligação para as águas do Rio Potengi abrirem para o deputado com o seu cajado, digo, celular passar.

Como não votar num candidatos desses?!

Mas algumas coisas não batem. Se Henrique está no décimo primeiro mandato de deputado federal, mais de 40 anos no poder, sempre participando dos governos estaduais, porque:
01) O RN amarga a rabeira nos índices de analfabetismo do nordeste?
02) O que explica um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (que mede, dentre outros aspectos, saúde e educação) do Brasil?
03) Como entender o fato do RN ser o segundo Estado que menos recebe recursos federais no nordeste, atrás de outros Estados menores que o nosso?

Bem, ao que o periódico vem evidenciando, os fatos pouco importam. Não será de espantar se amanhã, na Tribuna do Norte, sair que Henrique Alves conseguiu resolver o conflito entre israelenses e palestinos e que isto gerará empregos para o RN.

PS. Depois que resolveu ser candidato, os funcionários da Tribuna do Norte, conforme soube, trabalham pressionados. E aí de quem alegar que não vai escrever sobre o mundo fantástico de Henrique Alves.

Sem comentários:

Enviar um comentário