domingo, 3 de agosto de 2014

Atenção >> Especialistas orientam sobre cuidados ao fazer compras em lojas virtuais

Cuidados prévios minimizam riscos  de problemas e prejuízosAs compras na internet têm se tornado cada vez mais comuns em todos os segmentos, desde os produtos de tecnologia, como celulares, tablets e computadores, até mesmo peças de vestuários, ou serviços e viagens. 

Na última semana, o Programa de Orientação e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou uma lista de sites que devem ser evitados na hora de comprar pela internet, o que levantou novos questionamentos acerca da segurança na rede.

De acordo com o órgão, a principal reclamação é a falta de entrega dos produtos sem nenhum esclarecimento ao cliente. 

A lista apresentada pelo Procon inclui mais de 400 sites que podem ocasionar em riscos para o cliente.
Para a advogada Nádia Santos, especialista em crimes na internet, o grande segredo para as compras na internet é comprar em sites seguros. Ela afirma que as ofertas mirabolantes na rede são sempre um grande risco para quem está comprando, e o ideal é não apostar nestas facilidades.

"O recomendado é sempre comprar em sites conhecidos do grande público, onde até para reclamar é mais fácil. Às vezes recebemos e-mails com produtos, duas, três vezes, mais baratos do que o habitual, e são nesses casos onde a chance de fraude é muito maior, pela atenção que esses produtos chamam", explica a advogada.

Nádia Santos também diz que uma boa maneira de descobrir se a compra na internet é segura é verificar sites como o do "Procon" e "Reclame Aqui", que denunciam fraudes e ilegalidades na rede. Segundo ela, uma oferta pode parecer muito boa à priori, mas conferir se o vendedor possui denúncias nesses sites é o ideal para não arriscar.

Ela explica que apesar das medidas de segurança tomadas por sites, o roubo de dados de cartões de crédito ainda é muito grande. "Meu conselho é que sempre se opte por pagamento com boletos, pois fornecer dados de cartão ainda é muito perigoso, mesmo com as medidas tomadas por bancos e sites de grandes lojas", esclarece.

Consumidor deve estar atento à confiabilidade do site
Tomando os devidos cuidados, as compras pela internet podem ser uma boa opção para os clientes, devido à comodidade e facilidade. Uma boa opção para não cair em armadilhas é pesquisar sobre a confiabilidade do site de compras.

O estudante Carlos Costa comenta que sua última compra na internet foi em uma grande rede de lojas, que inclusive atua presencialmente na cidade. Segundo ele, o pagamento do frete não foi empecilho para a compra. "Comprei e não me arrependi, a entrega foi rápida, pude acompanhar o trajeto e a compra foi satisfatória", comenta.

Especialistas destacam que há sites seguros para compras pela internet, basta o consumidor ficar atento. Nádia comenta que no caso de fraudes, ou insatisfação no ato de uma compra pela internet algumas medidas facilitam o atendimento ou ressarcimento. "Primeiramente o ideal é contactar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa, em seguida a melhor forma é denunciar nas redes sociais ou em sites como Procon e Reclame Aqui, já que as redes sociais são uma grande aliada. Por fim, buscar a via judicial, que é o caminho mais demorado e cansativo", ressalta a advogada.

Sem comentários:

Enviar um comentário