sábado, 9 de agosto de 2014

HABILIDADES NÃO-COGNITIVAS >> Como ajudar seu filho a ser sociável?

Foto: Impedir seu filho de conviver com crianças da mesma idade é tirar a oportunidade de desenvolver uma sociabilidade saudável. Brincar é natural e muito bom para as crianças.

A capacidade de interagir bem com os outros é necessária para a vida. Veja como estimular a sociabilidade em seu filho de maneira saudável

Impedir seu filho de conviver com crianças da mesma idade é tirar a oportunidade de desenvolver uma sociabilidade saudável. Brincar é natural e muito bom para as crianças.

Você já reparou que os bebês adoram interagir com adultos e abrem um sorriso enooorme às nossas tentativas de aproximação? "Somos uma espécie social por natureza", explica a professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Edna Maria Marturano. Na psicologia, a sociabilidade é a propensão de buscar semelhantes e a capacidade de interagir com eles.

Uma criança sociável é capaz de fazer e de manter amizades, de expressar e compreender sentimentos e opiniões, impondo-se quando necessário, sem desrespeitar o outro. Essas habilidades são importantes não só na escola, mas durante toda a vida. 

Habilidades não-cognitivas Especial Habilidades não-cognitivas
Entenda o que são habilidades não-cognitivas e como estimular competências como sociabilidade, trabalho em equipe e a dedicação do seu filho.
 
Mas se todos somos sociáveis, por que algumas pessoas são mais extrovertidas e outras mais introvertidas? Será que dá para ensinar uma criança a ser sociável ou cada um já nasce mais ou menos sociável? "As pessoas têm predisposições, há crianças que são mais expansivas e outras mais retraídas, no entanto, é a interação com as pessoas que vai estimular ou não a sociabilidade", responde a professora de Psicologia Clínica e do Desenvolvimento da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) Alessandra Bolsoni.

Alessandra e Edna se uniram à professora Sonia Regina Loureiro na pesquisa "Problemas de comportamento e habilidades sociais infantis: modalidades de relatos" e descobriram que crianças pouco sociáveis têm menos chances de superar dificuldades escolares e, ao longo do tempo, têm mais riscos de desenvolver problemas emocionais (ansiedade, tristeza, medo) e de comportamento (agressividade, impulsividade, rebeldia). Isso porque crianças sociáveis possuem ferramentas necessárias para se desenvolver e se adaptar melhor.

A sociabilidade começa desde cedo. É por isso que pais devem saber como contribuir para o desenvolvimento de seus filhos, na medida certa. "Superproteção ou abandono podem levar a criança a um comportamento egocêntrico, que não aceita a diversidade", alerta a psicóloga infantil Marta Santos Oliveira.

Veja dicas para ajudar seu filho a ser sociável: Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Conviva e converse com seu filho
2. Seja um bom exemplo
3. Dê limites e regras, sem culpa
4. Desenvolva autoestima e autoconfiança
5. Ofereça oportunidades para a interação social
6. Aceite e respeite a personalidade do seu filho
7. Não compare com outros
8. Não force a barra
9. Ajude seu filho a se conhecer melhor  
 
 Educar
 

Sem comentários:

Enviar um comentário