sexta-feira, 8 de agosto de 2014

LEI MARIA DA PENHA >> OITO ANOS EM DEFESA DA MULHER

No dia 7 de agosto de 2006, há exatamente oito anos, o presidente Lula sancionou a Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Ela estabeleceu punições para as agressões sofridas pelas mulheres e uma nova ordem nesse intrincado problema da nossa sociedade.

Hoje, ninguém mais tem dúvida dos benefícios que a lei trouxe. Ainda existe desrespeito às mulheres, infelizmente, mas elas agora têm um instrumento legal em sua proteção. 
Hoje, com a lei, mudou o perfil da mulher, que antes era aquela mulher chorona, que aceitava tudo calada. Agora ela não aceita mais aquele sentimento de culpa, ela vai à luta e muda a situação -Delegada Vilma Alves, da Delegacia Especializada da Mulher em Teresina (PI)
Ao longo do dia de hoje, várias cidades em todas as regiões brasileiras estão celebrando e debatendo a Lei Maria da Penha. Graças a esse instrumento legal, mais brasileiras conscientizaram-se dos seus direitos. Em 2006, no Distrito Federal, por exemplo, as delegacias registraram apenas uma ocorrência de violência doméstica contra a mulher. Este ano, apenas no primeiro semestre, foram 7 mil. Importante observar o que esse número indica: não necessariamente que houve aumento de casos, mas que eles passaram a ser denunciados.

“A Lei Maria da Penha desnudou um problema que existia relacionado à violencia doméstica e que era encarado como uma questao somente privada. A partir do momento em que o estado passou a assumir que este é um problema também público, e que necessita intervenção, passou-se a perceber que combater a violência contra a mulher é vital para a mulher e também para toda a sociedade”, diz a secretária nacional de mulheres do PT, Laisy Morière.

GOVERNO DILMA, MAIS AUTONOMIA ÀS MULHERES
O governo Dilma consolidou essa vitória, como lembra a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. “As mulheres conquistaram mais direitos na autonomia econômica, na entrada no mercado de trabalho, na profissionalização e no emprego com carteira assinada”, afirma.

Também foram tomadas ações de redução de danos para as mulheres vítimas de violência sexual, que querem interromper a gravidez com a pílula do dia seguinte. “Em agosto de 2013, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei do atendimento à violência sexual”, aponta a ministra.

PRONATEC, MINHA CASA MINHA VIDA...
Na educação, as mulheres respondem por 66% das matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ainda foram beneficiadas com linhas exclusivas de crédito orientado.

Na reforma agrária, as mulheres têm prioridade em ser as titulares da terra. O mesmo acontece, na área urbana, com as unidades do Minha Casa, Minha Vida, além de facilidades para as trabalhadoras rurais tirarem sua documentação. A valorização do salário mínimo nos governos Dilma e Lula também ajudou a dar maior autonomia às mulheres.

O QUE VEM POR AÍ
Mais empoderamento, autonomia e violência zero serão as diretrizes das políticas para as mulheres no próximo período da presidenta Dilma. A implementação da Casa da Mulher Brasileira será decisiva para esse objetivo, assim como as medidas de promoção da igualdade.

Clique AQUI para ler mais sobre o assunto na Sala de Imprensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário