sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Evangelização e atuação social >> Terço dos Homens - Palestras: Dependência Química e Saúde do Homem

Gorete Santos fala sobre a Pastoral da Sobriedade para o Grupo do Terço dos Homens de Lajes. (Foto: Jr Martins)

Na noite desta segunda-feira (04), a Pastoral da Sobriedade junto com o Grupo de Casais, Pastoral Familiar e o amigo Cunha Neto fizeram palestra para o Movimento do Terço dos Homens de Lajes.

Os temas mostrados naquele momento foram dependência química e saúde do homem, onde os palestrantes mostraram várias situações de prevenção e tratamentos destes grande males que vêm a cada dia crescendo entre os homens. Um dos males mostrados, o câncer de próstata, está aumentando cada vez mais por que muitos homens não se previnem por preconceito ou até, muitos, sem informação sobre o tratamento oferecido pelo SUS. 

Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade está fazendo um trabalho de recuperação de algumas pessoas aqui na nossa cidade. Esse grupo se reúne todas as segundas-feiras para fazer momentos de autoajuda. Na coordenação da pastoral está Gorete Santos que já tem uma luta reconhecida na nossa cidade contra tais vícios que assolam as famílias. Quem também faz parte da coordenação é a Psicóloga Ceiça, que também esteve e falou aos homens presentes neste momento. 

Os 12 passos da Pastoral da Sobriedade
Os 12 Passos da Pastoral da Sobriedade são vivenciados periódica e ciclicamente traduzindo um Programa de Vida Nova. Através da vivência desse processo, a transformação pessoal se torna possível com a conscientização da necessidade dessa transformação e com mudança gradativa de hábitos. Assim, esse processo pode não somente livrar o indivíduo do uso das drogas, como também ajudar a todas as pessoas que desejam mudar seus hábitos e corrigir falhas de comportamento que julgarem ser incomodas para si.

Os 12 passos são os seguintes: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender-se, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.

Pastoral Familiar e Grupo de Casais


Esses dois movimentos têm também sua grande importância quando o assunto é restauração, conversão e fé. Também engajadas com a Pastoral da Sobriedade, o Grupo de Casais e Pastoral Familiar estão juntando famílias para fazer momentos de orações, todas as segundas-feiras, no Centro Pastoral, a partir das 19:30h.

Da Pascom/Lajes com informações da Pastoral da Sobriedade

Sem comentários:

Enviar um comentário